Já fui mandioca na mídia

Tempo de biodegradação dos materiais

Tempo de biodegradação dos materiais

Uma das reflexões que mais gostamos de trazer aqui é sobre a análise de ciclo de vida dos materiais que utilizamos em relação ao tempo de decomposição no meio ambiente.

Você já parou para pensar na quantidade de materiais que utilizamos no nosso dia a dia por alguns minutos ou horas e que, depois, duram séculos no meio ambiente?

Quando se trata de plásticos descartáveis, o desafio é evidente. A longa vida útil desses materiais e a baixa viabilidade na reciclagem, não faz o menor sentido para utilizações rápidas.

Quanto às luvas de borracha e às buchas de cozinha, a situação é ainda mais complexa. Não temos dados precisos sobre o tempo de biodegradação desses materiais, mas estudos mostram que eles são altamente duráveis no ambiente.

Mas, e as latas de alumínio? Surpreendentemente, elas podem persistir de 80 a 100 anos, e isso faz você pensar, não é mesmo?

No entanto, há uma grande vantagem: as latas de alumínio têm muito valor na cadeia de reciclagem e esse material não perde suas propriedades na reciclagem, o que significa que ele pode ser reciclado infinitamente. Atualmente, é a embalagem mais reciclada do planeta, o que reduz consideravelmente seu impacto no pós consumo.

Já nossos PotEcos®️, se decompõem em 15 dias e nossas biombalagens levam até 90 dias para voltar à terra. O tempo de biodegradação é uma consideração fundamental quando se trata de sustentabilidade.

Cada escolha que fazemos pode ter um impacto duradouro no nosso planeta. 🌎🌱

Fontes:

– @‌sciencelearninghubnz

– Mickael Cregut, M. Bedas, M.-J. Durand, G. Thouand. New insights into polyurethane biodegradation and realistic prospects for the development of a sustainable waste recycling process, Biotechnology Advances, Volume 31, Issue 8 (2013)

– Filip, Z. Decomposition of polyurethane in a garbage landfill leakage water and by soil microorganisms. European J. Appl. Microbiol. Biotechnol. 5, 225–231 (1978).

– Chengalroyen, MD, Dabbs, ER A biodegradação da borracha de látex: uma minirevisão. J Polym Environ 21 , 874–880 (2013).

Veja também

Receba nossas dicas
de soluções ambientais

    Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso dos dados.